12 novembro 2013

Shaw e a rotação esquisita

Um comentário :
Brian Shaw vs Atlanta Hawks
Ao término da última temporada regular, o Denver Nuggets tinha feito sua melhor campanha na história alcançando 51 vitórias e apenas 31 derrotas. Após anos caindo no first round, a esperança para os playoffs era grande, sonhos altos. O adversário da primeira rodada dessa vez era o Golden State Warriors, que logo no primeiro jogo em Denver já fez faisca mas acabou perdendo o jogo para o Denver e seu melhor jogador de garrafão na temporada e segundo melhor da equipe, David Lee. O cenário parecia cada vez melhor, 1-0 com mando de quadra e o adversário sem sua segundo força em quadra. Mas o Golden State encaixou um esquema com jogadores baixos, com Harrison Barnes e Jarret Jack brilhando, ganharam o game 2 no Pepsi Center e caminharam para a segunda rodada, deixando mais uma vez o Nuggets pelo caminho. Mas as consequencias desse fato foram maiores, Corey Brewer foi para o Minnesota Timberwolves, Andre Iguodala trocou a equipe pelo próprio time de Stephen Curry, Masai Ujiri que havia ganho o EOY se mudou para Toronto e George Karl, que venceu o COY da temporada foi demitido. Eis que contratam Brian Shaw como novo coach.

Brian sempre foi um assistente muito badalado e sempre muito cotado para vagas como coach nas equipes, e ganhou sua chance em Denver. Após uma pré-temporada sem Gallinari e Wilson Chandler, não vi muitas coisas, mas vi uma formação que tinha Anthony Randolph como SF, Foye de SG, Hickson de PF. Kenneth Faried no banco. Pensei que fosse algum teste de pré-temporada, qualquer coisa do tipo.
A temporada começou e Brian começou com esta mesma formação e errando muito nas rotações, que muitas vezes eram desequilibradas. Não tem como imaginar um time com Ty Lawson e Nate Robinson na armação juntos com Fournier de ala. Assim como não tem como ver um time com Anthony Randolph de ala, Hickson e JaVale fazendo o garrafão dar certo.

Após esse início horroroso(muito por conta das lesões, Wilson Chandler e Danilo Gallinari fazem muita falta), Shaw fez o simples, está entrando com Lawson, Foye, Jordan Hamilton, Faried e Hickson. A armação fica segura nas mãos de Ty Lawson, Foye espaça a quadra com seu potencial para chutes longos, Hamilton ataca bem de várias formas, Kenneth mantém a defesa e garante os rebotes com o Hickson sendo uma força ofensiva que não tínhamos com Faried e McGee. Entretanto, ainda estou com um pé atrás com Shaw, mesmo após ele declarar que quer Chandler de SG e Gallo de SF quando voltarem, isso me agrada muito, mas na situação em que estamos, sem dois dos principais jogadores, dar muitos minutos para o Randy e tirá-los do jovem Fournier, pra mim é bobagem.

Gallinari não tem uma previsão certa de volta, mas em 2013 não tem chances, ou seja, Chandler não é nenhum exemplo de jogador que tem poucas lesões, se ele não utilizar os jovens valores como Faried e Fournier, que possam vir a ajudar uma possível estrela que venha ser escolhida num draft. Não acredito que a equipe vá terminar entre os 3 piores da temporada, mas dependendo de como estiver a forma física dos jogadores, entre os 6 devem ficar, com um draft tão rico quanto esse, se tiver sorte de pegar uma pick TOP 3 na loteria ainda, poderíamos aumentar nosso nível para um time de playoff novamente em uma temporada, fazendo uma escolha correta.

Os números não mentem, Shaw colocar o Manimal no banco é um erro e o Nuggets estar interessado em trocá-lo(rumores, rumores...)  talvez seja um maior ainda. Uma comparação entre Kenneth e JJ Hickson rápida já mostra que Faried leva vantagem na defesa(já visto em outras temporadas) e nos rebotes, sendo o jogador que segundo jogador mais pega rebotes ofensivos e o primeiro que mais pega defensivos na equipe. Kenneth sempre teve um bom desempenho em quadra, apesar das suas limitações, este talvez seja o momento para ele ganhar uma quantidade de minutos que nunca teve(julgo uns 35 por jogo ser justo) já que sem JaVale, Hickson deve ser o Center titular, na reserva teremos Darrell Arthur, Mozgov e Anthony Randolph para jogar no garrafão. Mozgov de PF não tem nenhuma condição(de center já é complicado), Anthony Randolph na rotação eu nunca vou defender e Arthur não é um jogador de nível suficiente para disputar vaga com o Manimal. Outro dado interessante sobre essa posição, é: Faried como titular a equipe tem 2-2 na campanha, com ele na reserva 0-2. Ok, foram vitórias em cima do Utah Jazz, provável pior campanha da temporada, e do chato Atlanta Hawks, essa sim uma vitória interessante.

Ty Lawson já falou que estava confuso com essas rotação impostas pelo novo coach, mesmo Tywon que é o principal responsável pelas 2 vitórias e por não termos tomado mais chocolate em alguns jogos, faz uma grande temporada, sendo o centro do time. Segundo Shaw, há jogadores que não estão dando 100% em quadra, talvez seja por isso que ele coloque o glorioso Anthony Randolph em quadra, talvez ele tenha feito esse tipo de coisa só para mostrar que ninguém tem vaga garantida, não sei, mas a rotação anda muitas vezes fraca, apesar do elenco não ser dos melhores, com as lesões pior ainda. Se inventar fica pior.

Um comentário :

  1. Boa tarde.



    Faço parte do portal colaborativo SportVC (www.sportvc.com) e achei seu site muito interessante.

    Gostaria de falar contigo sobre uma possibilidade de parceria entre nossos sites, no intuito de auxiliarmos na divulgação de seus artigos. Caso tenha interesse, favor responder no meu email: chevalier_kevin@hotmail.com



    Obrigado pela atenção.

    Att

    Kévin Chevalier

    ResponderExcluir